Cabo Verde

Associação Juvenil Black Panthers

Cidade da Praia - Bairro da Várzea



 Associação Juvenil Black Panthers


A Associação Juvenil Black Panthers é uma Associação de natureza comunitária, fundada na Cidade da Praia a 31 de Dezembro de 1980, com o propósito de identificar, estruturar e implementar programas de âmbito social, cultural, educativo e desportivo, em prol dos jovens e dos mais vulneráveis do Bairro da Várzea da Companhia e de outros bairros suburbanos da Cidade da Praia, hoje a caminho dos 100 mil habitantes.

O Bairro da Várzea, bairro onde se insere a Associação, é muito carenciado, pelo que o apoio da "Black Panthers" se estende à área infantil, mas também à cultura, educação e desporto.
Há cerca de duas décadas, esta Associação vem sendo uma parceira estratégica do Governo Cabo-Verdiano no âmbito da promoção de programas de integração juvenil, que passam pela implementação de Cursos de Informática, Cursos de Animação Socio-cultural e promoção e implementação de torneios desportivos bem como apoio desportivo a equipas de futebol, andebol e boxe.
A Associação Juvenil Black Panthers tem em curso um projecto de introdução de programas de reinserção e acolhimento de jovens cabo-verdianos repatriados, criando cursos profissionalizantes e de língua portuguesa e actividades desportivo-culturais que lhes permitam melhor adaptação na sociedade cabo-verdiana.

A Associação tem também em curso um projecto de alargamento e re-equipamento da Creche Mini Black, actualmente com capacidade de 80 crianças, mas insuficiente face à procura do bairro em que está inserida e as dos bairros vizinhos.
Paralelamente à creche, funciona uma estrutura desportiva infanto-juvenil, que também carece de melhoria das condições para o seu cabal funcionamento.
"Black Panthers" apoia crianças entre os três e os seis anos, frequentando actualmente a Associação cerca de 83 crianças, filhas de pais carenciados.


 Além das 80 crianças que, em dois turnos, frequentam o jardim infantil, com direito a duas refeições, a associação apoia mais 175 jovens que frequentam o ensino público (com material escolar) e ainda 32 idosos, com géneros alimentares.

Esta Associação desenvolve um trabalho excepcional com crianças carenciadas, que muitas vezes têm problemas em casa e que ali são felizes, com acompanhamento da associação até terminarem o liceu.
No total, a "Black Panthers" ajuda 450 jovens carenciados do bairro da Várzea e de bairros adjacentes.
A sede da Associação Juvenil Black Panthers foi financiada pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento – IPAD - na sequência de um protocolo assinado em Outubro de 2005, envolvendo um montante financeiro de 50,000€.


Contactos:

Presidente da Associação: Alcides Amarante
alcidesamarante@hotmail.com

C.P. 677  Várzea da Companhia
Praia, República de Cabo Verde
Tel. 611225, 913173, 623329